Logo Akeloo Nelógica
CALCULADORA DE IR
Início » Investimentos » O que é perfil do investidor e como ele pode te ajudar a investir melhor

O que é perfil do investidor e como ele pode te ajudar a investir melhor

Descubra as diferenças de cada perfil do investidor e realize o teste para descobrir qual é o seu 

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 7/03/2022 às 20h00

Compartilhe

O que é perfil do investidor e como ele pode te ajudar a investir melhor

O perfil do investidor nada mais é que um guia para te ajudar a investir melhor. Apesar de ser um teste simples, possível de responder em 5 minutos, ele é indispensável, pois o questionário faz parte do processo de abertura de conta nas maiores corretoras do Brasil. 

Quando se fala em investimentos, há uma gama enorme de possibilidades e caminhos a seguir. Devo investir mais em renda fixa ou em renda variável? É melhor construir minha reserva de emergência no Tesouro Direto ou em um CDB? São infinitas as questões, que podem deixar o novo investidor bem confuso. 

O objetivo do perfil do investidor é dar um primeiro norte para esse tipo de decisão. De acordo com a classificação, é possível entender melhor qual seu apetite ou sua aversão para o risco e guiar a diversificação da sua carteira de investimentos

Não há certo ou errado quanto ao resultado deste teste, há o que é melhor para a sua realidade. Para te ajudar a entender todos os detalhes sobre o tema, preparamos um texto com as informações mais importantes. E se você ainda não fez o teste, mas ficou curioso para descobrir seu resultado, é só ler até o final! 

Neste texto vamos responder algumas perguntas frequentes, como:

  • O que é perfil de investidor?
  • Como funciona esse teste?
  • Quais são os perfis de investidor? 
  • Como descobrir qual é o meu perfil? 

O que é o perfil de investidor? 

O perfil de investidor nada mais é que um questionário realizado no processo de abertura de conta em corretoras de valor. 

O teste é bem simples e tem como objetivo ajudar o investidor a entender quais tipos de risco ele está suscetível e disposto a correr em suas aplicações. 

O termo usado em inglês é suitability, palavra que traduzida para o português significa aptidão. Um conceito mais explicativo é o de adequação e representa bem o que é o perfil de investidor: uma tentativa de indicar qual tipo de investimento melhor se adequa a cada pessoa. 

A necessidade dessa análise é regulamentada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários) como um primeiro passo. A partir do resultado de cada investidor, a corretora ou instituição financeira deve oferecer ao cliente os produtos e investimentos mais adequados a seu perfil. 

Caso o investidor queira adquirir um ativo que esteja fora de seu perfil de risco, é necessário assinar um termo de compromisso afirmando a ciência do risco.

Como funciona esse teste? 

As perguntas do teste de perfil de investidor são construídas com base em três pilares fundamentais no mundo dos investimentos: segurança, liquidez e rentabilidade.

À medida em que perguntas como “Qual seu objetivo com esse investimento?” e “Caso as suas aplicações sofressem uma queda superior a 30%, o qual seria a sua atitude de imediato?, o teste vai identificar qual perfil se encaixa melhor com seus objetivos financeiros. 

Saber qual é o seu perfil de investidor ajuda na hora de tomar decisões mais conscientes. Um bom investidor sabe que o segredo para o sucesso ao investir é a constância e a diversificação

A forma mais inteligente de diversificar sua carteira é conseguir conciliar os rendimentos desejados com a tranquilidade de investir em um ativo que condiz com o perfil do investidor.

Essa tranquilidade é fundamental principalmente nos momentos de crise, que são inevitáveis no mercado financeiro.  

É importante ressaltar que a classificação do perfil de investidor pode mudar ao longo da vida do investidor e pode ser realizada quantas vezes forem necessárias. Um fator bem decisivo para essa mudança é o conhecimento. 

Quanto mais confiança o investidor ganha para investir em ativos de maior risco, que por sua vez têm maior potencial de lucros, maiores são as chances de avançar na régua de classificação dos perfis. 

Quais são os perfis de investidor? 

Quem regulamenta o teste e o torna obrigatório para os investidores é a CVM, mas quem determinou os 3 grandes tipos de perfis foi a Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). 

Eles são classificados em conservador, moderado e arrojado/agressivo. Saiba mais sobre cada um deles a seguir: 

Conservador

O perfil de investidor conservador contempla os investidores que têm maior aversão a risco, inclusive abrindo mão de maiores rentabilidades em detrimento da segurança. 

Esses investidores optam por produtos mais robustos e consolidados e estão dispostos a lucrar com o menor risco possível. Pode parecer contraintuitivo, mas é bem possível conseguir bons lucros mesmo com esse tipo de investimento. Como tudo no mercado financeiro, é necessário dedicação e visão de futuro. 

Os ativos favoritos para esse tipo de investidor são os de Renda Fixa, pois os riscos são baixos e existe a ”garantia”, pelo menos teoricamente, de retornos mensais. 

Títulos de dívidas públicas, como o Tesouro Direto, e fundos de renda fixa no geral são boas opções para se investir nesta categoria. 

Moderado

Como o próprio nome indica, o investidor com perfil moderado deseja manter a segurança em seus investimentos, mas não abre mão de algumas ousadias pelo caminho

Esse investidor se disponibiliza a assumir certos riscos em busca de rentabilidade maiores, mas faz isso com parcimônia, ainda sem abrir mão da segurança da Renda Fixa. 

O segredo neste caso é a diversificação da carteira, pois a gama de ativos aumenta e é possível até incluir uma porção de investimentos em ações ou fundos multimercados de risco médio

É bem comum que os investidores moderados já tenham mais conhecimento e experiência com o mercado financeiro, por isso se sentem mais seguros ao investir em ativos relativamente mais ousados. 

Arrojado ou agressivo 

O investidor de perfil arrojado ou agressivo encontra-se no oposto extremo do perfil conservador. 

Esses investidores estão dispostos a apostar tudo em ativos de grande risco a fim de conquistar maiores rentabilidades, mesmo que isso signifique perder uma parte do patrimônio caso a estratégia dê errado. 

A carteira desse investidor é recheada de ações, fundos imobiliários, criptomoedas, operações futuras e todo tipo de ativo que não tem estabilidade e varia de acordo com os movimentos do mercado. 

Uma característica fundamental desse tipo de investidor, que já começa a ser desenvolvida no perfil moderado, é a inteligência emocional

Como os investimentos são inconstantes e podem variar muito de um dia para o outro, o investidor arrojado precisa ter sangue frio e muito conhecimento no mercado financeiro para se manter tranquilo frente a desafios. 

Além disso, é comum que esses investidores já possuam um patrimônio consolidado e de preferência organizado de forma que não seja completamente afetado em situações de prejuízo. 

Descubra qual seu perfil de investidor agora mesmo

Saber a qual perfil de investidor você pertence é fundamental para traçar uma estratégia consistente de investimentos

Com um caminho já traçado, será muito mais fácil alcançar seu objetivo. Investir demanda conhecimento, paciência e constância, pois dificilmente os lucros virão de uma hora para a outra, principalmente para quem faz parte do perfil conservador ou moderado. 

A Akeloo produziu um teste acessível e gratuito para te ajudar a descobrir qual o seu perfil de investidor. Sabendo quais investimentos são mais adequados para sua realidade, você pode começar agora mesmo a estudar sobre cada um deles. No nosso blog você confere conteúdos completos sobre diversos ativos disponíveis no mercado financeiro. Não deixe de conferir.

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe