Logo Akeloo Nelógica
CALCULADORA DE IR
Início » Renda Variável » Penny Stocks: saiba o que são e como investir neste ativo

Penny Stocks: saiba o que são e como investir neste ativo

Entenda como funcionam os penny stocks, ações de baixa capitalização e quais são as vantagens e as desvantagens de investir nelas.

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 28/04/2022 às 18h54

Compartilhe

Penny Stocks: saiba o que são e como investir neste ativo

Você já ouviu falar das Penny Stocks? São ações listadas na Bolsa de Valores com baixa capitalização

Isso significa que elas são negociadas por um valor muito baixo, em geral abaixo de 1 real, na casa dos centavos. 

Elas geralmente, representam um investimento de alto risco porque, provavelmente, são de empresas que estão passando por problemas financeiros. 

Apesar disso, elas podem ser vantajosas para operações de curto prazo, já que até mesmo uma pequena variação diária pode resultar em lucro. 

Ficou curioso para saber mais sobre esse assunto? Neste texto, vamos explicar o que são as Penny Stocks, como investir nelas e muito mais:

  • O que são Penny Stocks? 
  • Como funcionam as Penny Stocks?  
  • Quais as vantagens e desvantagens desse investimento? 
  • Como investir nas Penny Stocks?
  • Quais são as regras para investir nas Penny Stocks? 

O que são Penny Stocks? 

Antes de entender o que são as Penny Stocks, você precisa saber qual o significado dessas duas palavras em inglês. Penny significa centavo. E Stocks significa ações. 

Como o próprio nome sugere, Penny Stocks pode ser traduzida como ações de centavos, ou seja, o valor delas chega a ser abaixo de 1 unidade monetária. 

Essas ações, normalmente, são de empresas que estão em processo de falência ou fechando as portas por conta de problemas de gestão financeira ou administrativa.

Uma das principais características das Penny Stocks é a alta volatilidade, isto é, seu valor de mercado é bastante suscetível a variações de preço.

Elas são consideradas um investimento de alto risco por conta de sua baixa liquidez

Como funcionam as Penny Stocks? 

As Penny Stock funcionam da mesma maneira que as demais ações listadas na Bolsa de Valores, apesar do preço baixo.

Por possuírem volume de negociação menor, são consideradas ações com baixa liquidez, ou seja, de alto risco

Como elas possuem um preço muito baixo, qualquer variação de preço de mercado causa um grande impacto no ativo. Isso quer dizer que elas possuem volatilidade alta

Em resumo, as Penny Stocks têm preço baixo, são negociadas em baixo volume, possuem uma baixa liquidez e uma alta volatilidade.

Elas costumam chamar a atenção de investidores arrojados que gostam ou estão à procura de investimentos de  alto risco. 

Não são recomendadas para investidores de perfil conservador ou com pouca experiência no mercado de ações, já que elas podem gerar grandes prejuízos quando operadas de maneira errada.

Quais as vantagens e desvantagens das Penny Stocks? 

A grande vantagem desse ativo é o preço baixo. Por custarem um valor abaixo de 1 real, elas são consideradas acessíveis para qualquer investidor. 

Além disso, esse tipo de ação pode trazer um alto retorno em um curto espaço de tempo

Como desvantagem, esse ativo apresenta um risco extremamente elevado para quem decide investir nele. Por serem ações muito voláteis, elas podem, ao mesmo tempo, trazer um alto retorno ou causar prejuízos devastadores na carteira de investimento dos investidores. 

Além disso, essas ações possuem baixa liquidez, o que pode fazer com que o investidor não consiga vendê-las no momento em que deseja. 

Como muitas empresas com ações Penny Stocks estão passando por momentos de crise ou até mesmo fechando as portas, o investimento se torna ainda mais arriscado porque o ativo pode sofrer uma desvalorização brusca a qualquer momento. 

Como investir nas Penny Stocks? 

Agora que você já compreende o que são as Penny Stocks, como elas funcionam e quais são as suas vantagens e desvantagens, chegou a hora de entender como investir nelas. 

E, por incrível que pareça, investir em Penny Stocks é mais simples do que você imagina porque elas funcionam de forma bastante semelhante às ações comuns, que possuem um valor de mercado maior do que 1 real. 

Como se trata de um ativo altamente especulativo e arriscado, antes de investir nelas, leve em conta o seu perfil de investidor. 

Quais são as regras para investir nas Penny Stocks? 

Na Bolsa de Valores brasileira, a B3, existem algumas regras que são determinantes para quem está interessado em investir em Penny Stocks. 

Em 2015, foi determinado que, depois de um certo período, as negociações desse tipo de ativo seriam inibidas. 

Dessa forma, se uma ação estiver sendo negociada por menos de 1 real, são tomadas algumas medidas. 

A primeira delas acontece quando a B3 percebe que uma ação está sendo negociada por um valor abaixo de 1 real por 30 pregões seguidos: a empresa correspondente ao ativo recebe uma notificação. 

Depois disso, a empresa tem 15 dias para apresentar um plano e mudar a situação, sendo que o plano deve ter como intuito fazer com que as ações sejam negociadas por um preço igual ou acima de 1 real por seis meses

Se a empresa não apresentar um plano e ignorar as regras de Penny Stocks, ela pode ser multada de acordo com as regras da Bolsa de Valores. 

A empresa também precisa informar ao mercado o que pretende fazer em relação à cotação de seus ativos

Uma das medidas mais comuns nesse caso é o agrupamento de ações. Essa medida faz com que a quantidade de papéis em circulação diminua, o que eleva seu preço de mercado. 

A empresa pode também comprar de volta as ações ou buscar um comprador. 

Caso ela apresente um plano e, mesmo assim, não consiga fazer com que suas ações sejam negociadas por valores acima de 1 real, a B3 suspende a negociação dos ativos e a empresa pode perder o registro que permite com que ela opere na Bolsa. 

Conclusão 

Investir em Penny Stocks pode ser uma boa estratégia para quem procura investimentos de alto risco. Como vimos, elas possuem valores de mercado extremamente baixos, então o ativo fica muito suscetível a variações de preços, com valores altamente voláteis. 

Isso significa que a cotação pode ter tanto uma queda quanto uma alta, às vezes até em um mesmo dia. Para identificar boas oportunidades, é necessário saber reconhecer os seus padrões de comportamento, com os picos e as quedas das Penny Stocks.

Ou seja, participar dessas ações e obter o sucesso desejado nelas, necessita de um bom nível de conhecimento e sangue frio para lidar com surpresas que inevitavelmente podem cruzar o seu caminho, como uma queda brusca ou até mesmo o fechamento da empresa que detém as ações. Esse conhecimento é, portanto, a chave para distinguir as situações e levar ao sucesso

Agora que você já sabe o que são e como investir nas Penny Stocks, conheça mais sobre a Akeloo por meio de nosso canal no Telegram

Para aprender mais sobre o universo dos investimentos, não deixe de conferir o nosso Instagram e ver tudo que a Akeloo tem para te oferecer!

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe