Calculadora de IR em Bolsa
CALCULADORA DE IR
Início » Renda Variável » P/VP: o que é e como calcular o preço sobre valor patrimonial

P/VP: o que é e como calcular o preço sobre valor patrimonial

Saiba o que é o preço sobre o valor patrimonial e entenda como esse importante índice ajuda na decisão de compra de um ativo

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 19/10/2021 às 18h38

Compartilhe

P/VP: o que é e como calcular o preço sobre valor patrimonial

No mercado de renda variável existem diversos tipos de indicadores que podem ajudar no processo de escolha de um investimento; um deles, que se destaca bastante, é o preço sobre valor patrimonial (P/VP).

Simplificando bastante o conceito, é este indicador que determina se uma ação está sendo negociada por um valor inferior ou superior ao que realmente vale, o que indica, ou não, o momento certo de negociá-la.

Se você ainda não conhece este indicador ou se quer entender melhor qual sua importância e como calculá-lo, basta continuar a leitura. Neste texto, vamos aprofundar nestes tópicos: 

  • O que é P/VP?
  • Como calcular?
  • Como interpretar o preço sobre valor patrimonial?
  • O P/VP é um índice 100% confiável?
  • Alguns cuidados na hora de analisar  

O que é P/VP (preço sobre valor patrimonial?)

A decisão de compra de um ação deve levar uma série de fatores em conta; dentre eles, a capacidade de a empresa gerar receita no futuro. Sendo assim, diagnosticar a situação financeira atual e no longo prazo é fundamental nessa escolha, certo? 

O cálculo do preço sobre valor patrimonial tem este objetivo. 

Este indicador permite avaliar o preço de uma ação em relação ao valor do patrimônio líquido da empresa em um determinado período de sua escolha. 

Este indicador é muito usado pelos investidores que usam o buy and hold como estratégia principal na hora de montar uma carteira de investimentos. Já que a ideia é comprar e ‘segurar’ esses ativos, a escolha precisa ser pautada na longevidade da empresa e na possibilidade de lucro a longo prazo

Como calcular o P/VP?

Para chegar a este número, basta dividir o valor de mercado que a ação está sendo negociada na bolsa de valores pelo valor patrimonial da empresa. Assim: 

P/VP = preço da ação / valor patrimonial da empresa

Esse indicador representa o quanto o mercado (e o investidor, por consequência) está disposto a pagar pelo patrimônio líquido da empresa. Apesar do que pode parecer, esse valor não é arbitrado pelos acionistas; ele é obtido através de cálculos e avaliações técnicas.

Como interpretar o P/VP?

Não basta chegar ao resultado numérico do P/VP se você não souber como interpretar cada um deles. Confira a seguir algumas dicas para te ajudar nesta análise:

Resultado menor que 1

Quando o P/VP é menor que 1 existe a indicação de que a ação está sendo negociada por um valor menor que o que ela realmente vale ou que possui de patrimônio líquido. 

Esta pode ser uma ótima janela de entrada para um investidor que ainda não possui o ativo em sua carteira, pois o valor unitário da negociação é mais baixo e a tendência é que se equilibre e ela volte a ser negociada a seu preço justo ou até mesmo que se valorize no futuro. 

Contudo, tomar a decisão de compra avaliando apenas este indicador não é aconselhável. Pode ser que o P/VP esteja baixo devido a uma crise externa à empresa, o que não só justifica a compra como também a transforma em uma boa oportunidade para o investidor. Por outro lado, o resultado abaixo também pode indicar uma crise interna, problemas de gestão dos recursos ou até mesmo indícios de falência da empresa. 

Neste caso, o resultado abaixo de 1 indica pessimismo dos investidores, que começam a vender suas ações em larga escala, abaixando os valores unitários delas na bolsa. 

Resultado igual a 1

Significa que a ação está sendo negociada exatamente pelo mesmo valor que vale em relação ao valor patrimonial da empresa

Ações que apresentarem resultado igual a 1 não representam nem oportunidades imperdíveis nem negociações desvantajosas.

Dependendo do seu perfil de investidor, entretanto, pode ser uma alternativa para começar a montar a carteira sem grandes riscos ou até mesmo para equilibrá-la, conciliando ativos de riscos diferentes. 

Resultado maior que 1

Um resultado de P/VP acima de 1 significa que, por algum motivo, as ações estão sendo negociadas em bolsa por um valor superior ao que realmente valem

Pode ser por otimismo dos investidores, que enxergam futuro naquela empresa ou no que ela representa. É como se eles realmente acreditassem no potencial do negócio e investissem visando a possibilidade dos resultados futuros. 

Também pode indicar que o ativo está passando por uma fase de supervalorização e que isso não se sustente no longo prazo; é o que pode acontecer quando uma determinada ação começa a apresentar bons resultados e, quase como num efeito manada, muitos investidores, principalmente os iniciantes, investem sem realmente entender o potencial de negócio.

Nesses casos, é normal que o ativo apresente quedas pouco tempo depois, retornando ao seu valor patrimonial justo e fazendo com que o investidor que comprou na alta tenha perdas. 

Além disso, o número acima de 1 pode indicar um valor patrimonial extremamente baixo. Neste caso, o risco é alto, pois o ativo dificilmente conseguirá espaço para se equilibrar ou se valorizar em casos de crise. 

O P/VP é um índice 100% confiável?

Apesar de ser um dos índices mais importantes para analisar se o preço de uma ação vale o investimento ou não, o P/VP não apresenta um resultado que contemple todas as particularidades de uma empresa ou de um negócio. 

Isso porque o índice leva em consideração o valor patrimonial da empresa em consideração na hora do cálculo, e esse valor contempla apenas os ativos tangíveis da empresa, deixando fatores importantíssimos, como o valor atrelado à marca, os softwares, o conhecimento técnico e os direitos autorais e patentes de fora. 

Conclusão

Como você pode perceber ao longo do texto, o V/PA (preço sobre valor patrimonial) é um indicador que determina se uma ação está sendo negociada por um valor inferior ou superior ao que realmente vale

Contudo, a análise deve ser bem mais profunda e precisa levar em consideração outros fatores. O aconselhável é realizar ou consultar uma análise fundamentalista, um modelo que analisa as ações através de um modelo de qualificação econômico-financeiro. 

O ebook “Análise Fundamentalista – analisando ações através de modelo de qualificação econômico-financeiro”, da Fiere Investimentos em parceria com a Akeloo, vai te ensinar o que é e como funciona a Análise Fundamentalista. Confira o material aqui e descubra o poder de uma análise de ações bem feita! 

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe

  • Operações Compromissadas

Entenda o que são Operações Compromissadas

Menos conhecidas do que outras alternativas de renda fixa, as operações compromissadas são um acordo feito entre investidores e instituições financeiras. Entenda como elas funcionam!