Calculadora de IR em Bolsa
TESTE GRÁTIS
Início » Mercado Financeiro » O que são tokens de precatório? Saiba como negociar esse ativo

O que são tokens de precatório? Saiba como negociar esse ativo

Entenda o que são os tokens de precatório e descubra como esses ativos podem fazer parte da sua carteira de investimentos

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 4/08/2021 às 20h22

Compartilhe

O que são tokens de precatório? Saiba como negociar esse ativo

No mercado financeiro, diversificar os investimentos é um dos maiores segredos para obter sucesso. Existem inúmeros jeitos de aplicar o seu dinheiro e você pode apostar em ativos alternativos, ou seja, bens que estão fora do mercado tradicional de renda fixa e de renda variável.

Ainda pouco conhecidos, os tokens de precatório entram nessa categoria. Eles são ativos digitais que possibilitam a negociação sobre dívidas públicas judiciais. Investir neles pode trazer altos retornos e vem com algumas garantias, como alta liquidez e risco controlado. 

Outro grande atrativo desse mercado é a acessibilidade e o baixo custo. Eles podem ser adquiridos por um valor unitário muito baixo. 

Se você não sabe do que estamos falando, não se preocupe. Neste texto você encontrará os conceitos que envolvem esses ativos, dicas de como negociá-lo e muito mais:

  • Afinal, o que são tokens de precatório? 
  • Quais são os tipos de precatório? 
  • Como funciona a negociação? 
  • Compensa comprar tokens de precatório? 
  • O que eu devo ter em mente ao comprar um token de precatório?

Afinal, o que são tokens de precatório? 

Antes de tudo, precisamos compreender o que são, afinal, tokens de precatório. Para isso, vamos por partes. Primeiro, é preciso entender o que é um precatório. 

Precatórios são títulos de pagamento expedidos pela Justiça para cobrar órgãos públicos municipais, estaduais ou federais que devem pessoas físicas ou jurídicas

Esses títulos representam um pedido de pagamento de uma quantia pré-definida após condenação judicial definitiva, ou seja, quando não é mais possível mover recursos contra a pessoa que está entrando com o processo.

Para quem precisa receber o pagamento da dívida o quanto antes, existe um mercado de compra e venda dos precatórios, o que proporciona um desconto no valor total. É aí que entram os investidores. Adiantando esse dinheiro, eles conseguem lucrar nesse mercado.

Para descomplicar a burocracia que envolve essa operação e controlar quem é o novo detentor do direito de recebimento do precatório, o mercado adotou a tecnologia do blockchain para a criação de tokens que representam esses precatórios. 

Isso permite que eles sejam fatiados e possam ser comprados por pequenos investidores. Antes disso, bancos e gestoras disponibilizavam os títulos de precatórios apenas para investidores qualificados ou para investidores institucionais. 

Já com o token, o valor unitário passa a ser mais baixo e muito mais gente passa a ter acesso a um produto financeiro de alto retorno

Então, na prática, o precatório, ao se tornar um token, passa a ser uma moeda digital negociada por determinado valor e divisível entre diversos investidores. 

Entretanto, eles são do tipo security token, ou seja, são lastreados em ativos reais, diferente de determinadas moedas digitais que só existem digitalmente.

Quais são os tipos de precatório? 

Para que você entenda um pouco mais o que de fato são os precatórios na prática, é preciso saber que existem dois tipos de precatório: o de natureza alimentar e o de natureza não alimentar. Essa distinção leva em conta o destino do dinheiro da dívida que o órgão público possui com o cidadão que ganhou um processo na justiça. 

Precatório de natureza alimentar 

Tudo sobre LCI e LCA

O precatório de natureza alimentar decorre de ações judiciais relacionadas a salários, pensões, aposentadorias ou indenizações por morte ou invalidez. São aqueles em que a pessoa teve sua sua fonte de renda prejudicada pelo órgão público.

Na maioria dos casos, essas ações são devido a algum benefício não pago, falta de equiparação salarial ou morte da pessoa que provia renda à família.  Sendo assim, este precatório é considerado de ordem alimentícia. 

Precatório de natureza não alimentar

Já o precatório de natureza não alimentar, também conhecido como de natureza comum, está relacionado a ações de outras espécies, como desapropriações e tributos. As ações a que ele diz respeito não são referentes a salários ou benefícios, que não afetam a forma de renda da pessoa. 

Todas as pessoas jurídicas que entram com um processo contra um órgão público só podem possuir precatórios do tipo comum. 

Como funciona a negociação de tokens de precatório?

Os tokens de precatórios são negociados dentro de uma plataforma digital do Mercado Bitcoin, acessado via web. Para isso, é necessário criar uma conta de acesso, selecionar o que você deseja comprar, definir o valor do investimento e qual será o modo de pagamento. 

A grande vantagem desse tipo de investimento é a alta liquidez que ele traz. Ou seja, é possível negociar a venda desses tokens com a mesma facilidade que eles são comprados, tudo por meio da plataforma de negociação. 

A partir de R$ 100 você já pode ter um token de precatório. Basta analisar os tokens disponíveis, escolher o que você pretende comprar e investir! 

Compensa comprar tokens de precatório? 

Se você é um investidor que não gosta de fazer jogadas muito arriscadas, mas ainda assim quer experimentar diferentes formas de investir, talvez o ativo alternativo que você está à procura seja justamente os tokens de precatório. 

A explicação básica para isso é porque os tokens são um investimento prático, fácil e seguro. Estima-se que os rendimentos gerados por eles sejam de até 16% a.a, com base em:

  • Deságio justo;
  • Correção monetária;
  • Juros de mora definidos por lei;

O que eu devo ter em mente ao comprar tokens de precatório?

O bom investidor é aquele que sabe para onde o seu dinheiro está indo. Por isso, é muito importante buscar conhecer o máximo possível de informações sobre os ativos

No caso dos tokens de precatório, isso não é diferente. Como eles são lastreados por ativos reais, é importante procurar saber do que eles se tratam e estar preparado para incorrer em perdas caso o crédito da dívida não seja recebido. 

Portanto, vá com calma e saiba que os imprevistos acontecem. O segredo é estar sempre preparado para lidar com eles. 

Conclusão 

Investir no mercado digital é uma novidade para todo investidor. O que vai diferenciar cada um é saber as informações corretas e a hora certa de investir. Esse é o grande segredo para quem quer ter sucesso no mercado financeiro. 

Então, antes de comprar tokens de precatório, é preciso saber o que eles são títulos de pagamento expedidos pela Justiça para cobrar órgãos públicos que devem pessoas físicas ou jurídicas. Empresas adquirem esses títulos e fatiam eles, transformando-os em tokens acessíveis para o pequeno investidor. 

Esses precatórios podem ser de natureza alimentar, ou seja, quando a dívida do órgão público afeta a renda de determinada pessoa, ou então de natureza não alimentar, o que significa que não afetam a renda de uma pessoa. 

Tudo isso é importante porque, para obter sucesso ao investir nesses tokens, é importante buscar o máximo de informações sobre o ativo a que eles estão atrelados. 

Já que o token de precatório é negociado no mercado de criptomoedas, saiba como investir em bitcoins e outras criptomoedas e fique por dentro dessa nova possibilidade de investimentos. 

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe