Calculadora de IR em Bolsa
CALCULADORA DE IR
Início » Renda Variável » O mercado fracionário vale a pena? Saiba o que é e como investir

O mercado fracionário vale a pena? Saiba o que é e como investir

Saiba tudo sobre o mercado fracionário, conheça as principais vantagens desse investimento e descubra como investir na Bolsa tendo pouco dinheiro

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 26/12/2020 às 17h00

Compartilhe

O mercado fracionário vale a pena? Saiba o que é e como investir

Se você já investe ou se já está pensando em investir o seu dinheiro, provavelmente já ouviu falar das ações, pequenas partes de uma determinada empresa que optou por abrir seu capital na B3, a Bolsa de Valores Brasileira, para captar investidores. 

Esse mercado é conhecido como renda variável e leva esse nome pois o retorno dos investimentos não é totalmente previsível, ao contrário dos ativos prefixados de renda fixa, por exemplo. 

Ao contrário do que diz o senso comum, investir em ações não é só para investidores qualificados ou para quem já possui um patrimônio muito grande. É justamente para democratizar e facilitar o acesso à Bolsa que existe o mercado fracionário. Através dele é possível negociar e comprar quantidades menores que a de um lote padrão de ações. 

Para entender todos os detalhes, é só continuar a leitura. Neste texto vamos responder algumas perguntas fundamentais sobre o mercado fracionário, como:

  • o que é o mercado fracionário? 
  • como funciona o mercado fracionário? 
  • como investir em ações no mercado fracionário? 
  • é vantajoso comprar ações fracionadas? 
  • para quem o mercado fracionário é ideal? 
  • vale a pena investir no mercado fracionário? 
  • dicas para ter sucesso no mercado fracionário 

O que é o mercado fracionário? 

O mercado fracionário existe para que o investidor possa comprar ações fora do lote padrão comercializado na Bolsa

Um lote padrão é composto por 100 ações. Se uma determinada ação custa 30 reais, por exemplo, o lote padrão sairá por 3 mil reais, um valor que pode ser considerado alto para muitos investidores, principalmente para os que estão começando a investir agora. 

Para sair dessa obrigatoriedade do lote padrão, existe o mercado fracionário. Lá o investidor pode adquirir apenas uma parte desse lote. Qualquer quantidade de ações, entre 1 e 99, pode ser negociada no mercado fracionário.  

Resumindo: enquanto os lotes padrões só podem ser negociados de 100 em 100 (então o investidor só pode adquirir 100, 200, 300, 400 ações — e assim por diante), no mercado fracionário qualquer quantidade (até 99 unidades) pode ser negociada. 

Como funciona o mercado fracionário

A principal diferença entre os dois mercados é justamente a quantidade de ações que podem ou que devem ser comercializadas

Além dessa, existem algumas outras distinções entre os dois. Confira:

Diferenças entre o mercado integral e o fracionário 

  • Os dois mercados, apesar de negociarem os mesmos ativos, são independentes e, por isso, são negociados à parte um do outro.
  • Justamente por serem independentes é que a liquidez dos dois mercados é diferente. No mercado fracionário ela é menor, pois o volume de compra e venda é menor. Isso significa que pode ser mais difícil se desfazer das ações fracionadas em um momento de crise. 
  • Devido à menor liquidez das ações fracionárias, operações de day trade (quando os ativos são comprados e vendidos no mesmo dia) costumam negociar lotes padrões.

Dica Akeloo: ainda não sabe muito bem qual é o conceito do termo liquidez? Confira nossos glossário de investimentos e tire todas as suas dúvidas! Aproveita e já salva o glossário nos seus favoritos para consultar sempre que surgir alguma dúvida, combinado? 

Como investir em ações no mercado fracionário? 

Apesar de serem negociadas à parte, os dois tipos de ação são negociados no home broker. Para ter acesso a ele, é preciso abrir conta em uma corretora de valores, fazer o teste de perfil de investidor e transferir capital para sua nova conta. 

Para comprar ações fracionadas é preciso acrescentar a letra F ao final do código da ação que você deseja negociar

Um exemplo: para investir na Petrobras, procure por PETR4. Se você deseja comprar uma quantidade de ações entre 1 e 99, acrescente a letra F ao final do código. Nesse caso, o novo código será PETR4F e você poderá selecionar a quantidade desejada logo em seguida. Depois disso, é só finalizar a ordem.  

Lembre-se: se a letra F não for acrescentada ao ticker da ação, não será possível comprar menos de 100 ações e qualquer quantidade escolhida no home broker será arredondada para cem. 

Quais ações podem ser fracionadas? 

Todas as ações de empresa listadas na B3 podem ser negociadas fracionadas. Para isso, basta acrescentar a letra F ao final do código.  

Confira como ficam alguns códigos da ação comercializada no mercado fracionário:

  • ITUB4F – Itaú
  • MGLU3F – Magazine Luiza
  • BBDC4 – Banco Bradesco
  • AZUL4 – Azul 

Para quem é vantajoso comprar ações fracionadas? 

O mercado fracionário é super vantajoso para o investidor que está começando a construir sua carteira e que, justamente por ainda estar começando, ainda não tem muito capital disponível. 

É sempre importante ressaltar que a construção de um patrimônio, principalmente para quem vai começar “do zero”, é feita aos poucos. Além da paciência, é fundamental ter disciplina e planejamento. Portanto, é importante começar, nem que seja aos poucos. 

Para esse tipo de investidor, o mercado fracionário é perfeito. Através dele, e investindo uma quantidade que não vai prejudicar o seu orçamento mensal num primeiro momento, o investidor pode estudar como a renda variável funciona antes de apostar valores mais altos lá. 

Afinal, quanto maior o investimento, maior o potencial de retorno, mas também maior o risco e maior o potencial de perda. 

Esse planejamento está diretamente ligado ao perfil do investidor. Através dele é possível entender mais sobre a sua aceitação ao risco e quanto você está disposto a possivelmente perder no curto prazo para obter melhores resultados no longo prazo.  

Mesmo para o investidor que possui perfil arrojado (ou seja, que é mais propenso e aguenta os riscos e as oscilações), não é recomendado começar investindo grandes valores, pois o desconhecimento das “regras do mercado” com certeza será prejudicial para a carteira e para o patrimônio. 

Afinal, vale a pena investir no mercado fracionário?

Sim, vale a pena investir, principalmente se você se enquadrar nas características listadas acima. 

Aqui vai um resumo das vantagens de investir em ações fracionadas: 

Possibilidade de começar com menos capital

A compra fracionada de ações é ideal para o investidor que está começando, pois permite que ele, mesmo tendo pouco dinheiro, consiga dar os primeiros passos dentro da renda variável. 

Ideal para estratégias de longo prazo

Como já mencionamos, as ações fracionadas possuem uma liquidez menor, o que pode tornar sua venda mais difícil, principalmente em momentos de instabilidade econômica ou em crises específicas. Assim, esse tipo de mercado é recomendado para movimentações de longo prazo, de 5 a 10 anos, no mínimo. 

Estratégias como a de buy and hold são muito vantajosas para a renda variável, pois são em janelas de longo prazo que os lucros realmente fazem a diferença na carteira do investidor.  

Se feito da maneira correta, o day trade também pode trazer ótimos resultados, mas essa é uma estratégia que exige muito estudo e muita experiência de mercado, pois os riscos das operações são altíssimos. 

Para a maioria dos investidores pessoa-física, comprar e manter ações durante um longo período de tempo é bem mais interessante, pois as tributações são menores e os gastos operacionais também ficam reduzidos, já que não é necessário movimentar o dinheiro com frequência. 

Diversificação da carteira

Um dos princípios básicos do mundo dos investimentos é não apostar todas as suas fichas em apenas em ativo. Quando isso acontece, as chances de o investidor perder tudo são muito grandes. 

No mercado fracionário, o investidor consegue montar com mais facilidade uma carteira completa misturando diferentes tipos de ações. À medida em que o tempo for passando e os aportes acontecendo, os ativos vão sendo “preenchidos” e podem até chegar à quantidade de um lote padrão. 

Nesse caso, as ações fracionadas passam a ser um lote padrão e podem ser negociadas dessa forma, aumentando a liquidez do ativo. 

Ideal para investir em small caps 

A fim de diminuir os riscos de uma operação de investimento em uma small cap, o ideal é, pelo menos num primeiro momento, comprar ações fracionadas dessa empresa. 

Também é interessante para investir em empresas que tenham acabado de fazer IPO, ou seja, que acabaram de abrir capital e passaram a ser negociadas em Bolsa há pouco tempo. 

Apesar do alto potencial de crescimento, essas empresas também possuem um alto potencial de desvalorização, pois é impossível prever com certeza se a operação será bem sucedida. 

Dicas para ter sucesso no investimento no mercado fracionário 

Agora que você já conhece todas as vantagens de comprar ações no mercado fracionário, selecionamos algumas dicas fundamentais para você investir com mais segurança e rentabilidade nesse tipo de ativo.  

Atenção aos custos operacionais

Um ponto fundamental principalmente na hora de escolher uma corretora (caso você ainda não tenha conta em nenhuma) é considerar quais são as taxas cobradas pelas corretoras para cada tipo de operação. 

Como o investidor pode comprar qualquer parte de um lote de ações, pode ser que os custos operacionais fiquem muito altos em relação ao preço da ação. 

Isso significa que, dependendo de qual é o valor cobrado e do valor das ações fracionadas compradas, as taxas podem até se igualar ao valor investido! 

Para ações, a taxa mais comum é a de corretagem. Um solução é optar por corretoras que zeram essa taxa; essa é uma forma que elas encontram para atrair mais clientes e que beneficia (e muito) as negociações.  

Atenção à liquidez 

Também é importante atentar-se à liquidez; ações fracionadas são menos líquidas, pois o volume de negociações desse tipo de ação é menor, então pode ser mais difícil vendê-las em um momento de crise. 

Defina os objetivos do seu investimento

Antes de executar, é preciso planejar. Ter seus objetivos, metas e necessidades planejadas te dará um norte e será um fator extra de motivação nos momentos difíceis. 

Além disso, é importante considerar que é recomendado que os investimentos em renda variável sejam de longo prazo, então certifique-se de que você não precisará desse dinheiro no curto prazo. 

A reserva de emergência é fundamental para te dar segurança e tranquilidade. Em um momento de aperto ou de imprevistos, não será necessário se desfazer de um ativo para suprir essa necessidade, já que o dinheiro da reserva de emergência estará garantido e sempre à mão. 

Considere o perfil de investidor

Lembre-se de sempre considerar o seu perfil de investidor para não “dar um passo maior que as pernas”, ou seja, se expor mais ao risco do que o seu psicológico suporta. 

Além disso, é importante sempre refazer o balanceamento da carteira para manter os seus investimentos sempre em equilíbrio e de acordo com seus objetivos. 

Acompanhe o crescimento da carteira!

Com o tempo e com os aportes frequentes, a sua carteira vai ficando cada vez mais robusta e sofisticada. Nesse processo, algumas responsabilidades aumentam, como o dever de pagar o Imposto de Renda corretamente. 

Na Akeloo buscamos sempre te ajudar a lidar com assuntos que parecem complicados de uma forma simples e leve. Você pode contar com a gente para estar sempre em dia com seus impostos e também para acompanhar de perto todos os seus investimentos, ok? Para entender melhor como funciona, é só clicar aqui

Conclusão 

O mercado fracionário é um oportunidade para o investidor que ainda não tem capital para comprar um lote padrão de ações, mas que deseja começar a investir em renda variável.

Esse tipo de ação é negociada no home broker e, apesar de, na prática, ser o mesmo ativo negociado no lote padrão, as duas são diferentes e são compradas e vendidas à parte uma da outra; assim, elas apresentam uma liquidez diferente. 

Tudo sobre o mercado de opções

Neste artigo você aprendeu o que são ações fracionadas, como esse mercado funciona, para quem e como ele é vantajoso para o investidor e ainda conferiu algumas dicas para ter sucesso nessa negociação. 

Para continuar por dentro dos conteúdos da Akeloo, nos siga no Instagram e confira nosso blog com frequência para não perder nada!

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe