Calculadora de IR em Bolsa
TESTE GRÁTIS
Início » Renda Variável » Desdobramento de ações: saiba o que é e como funciona

Desdobramento de ações: saiba o que é e como funciona

Saiba o que é o desdobramento de ações e como ele pode ser positivo tanto para o mercado quanto para o investidor

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 12/04/2021 às 18h03

Compartilhe

Desdobramento de ações: saiba o que é e como funciona

O desdobramento de ações acontece quando uma empresa de capital aberto decide aumentar sua quantidade de ações disponíveis no mercado. Essa decisão não impacta no valor patrimonial da companhia nem possibilita uma valorização imediata, apenas aumenta o número total de papéis disponíveis no mercado. 

Esse processo também conhecido como split, nome em inglês, e é algo bem comum. Um caso bem recente foi o da Apple, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. O desdobramento de ações foi na proporção 1:4, o que significa que cada ação se transformou em 4 outras ações. 

Antes do split, cada ação custava, aproximadamente, 500 dólares; depois, elas passaram a custar cerca de 130 dólares. Repare que, apesar de o valor unitário ter ficado menor, o valor total do patrimônio do investidor se manteve o mesmo. 

Se você quer entender melhor como funciona o desdobramento de ações e quais são suas vantagens e desvantagens é só continuar a leitura. 

Neste texto você vai conferir: 

  • O que é desdobramento e agrupamento de ações? 
  • Em quais circunstâncias é feito o desdobramento?
  • Isso pode impactar no valor da ação?
  • Diferença entre bonificação e desdobramento de ações
  • Como declarar desdobramento

O que é o desdobramento e o agrupamento de ações? 

Apesar de ser uma movimentação bem comum no mercado financeiro, o split de ações pode confundir os investidores iniciantes. 

Dica Akeloo: Para não se confundir com os diversos termos usados, não deixe de salvar o nosso glossário de investimentos nos favoritos do seu navegador para conferir sempre que necessário. 

Ele pode confundir porque, apesar de o desdobramento ser amplamente divulgado pela companhia antes de ser realmente realizado, ele é feito de maneira automática na data combinada e a quantidade de ações se desdobra no home broker do investidor de um dia para o outro. Portanto, se isso aconteceu com você, não há motivos para se desesperar, ok? 

Em resumo, o desdobramento de ações consiste no aumento da quantidade de ações que o investidor possui na carteira, mas sem haver alteração no valor patrimonial final da empresa ou do investidor.

Isso porque não há a emissão de novas ações no mercado; o que acontece é o desmembramento das que já existem em parcelas menores

Já o agrupamento funciona de maneira oposta. Quando a empresa deseja diminuir a quantidade de ações disponíveis no mercado, ela agrupa duas ou mais ações e elas se tornam apenas uma. 

Ambas as estratégias servem para aumentar a liquidez da empresa, a acessibilidade do papel ou até mesmo para recuperar a confiança do mercado

Em quais circunstâncias é feito o desdobramento? 

Como já foi dito, o desdobramento pode ter diversos motivos, mas há uma circunstância específica em que pode ser realizado: quando a empresa identifica uma quantidade baixa de ações frente a uma demanda grande, o que acaba tornando a ação relativamente inacessível devido aos altos preços pelos quais elas são negociadas. 

Neste cenário, a fim de diversificar os tipos de investidores, a empresa divide suas ações em partes menores, possibilitando o acesso de investidores com um patrimônio menor, por exemplo. 

Para ilustrar, imagine que você tem uma pizza que pesa 800 gramas. Ela pode ser dividida em 8 pedaços (de 100g) ou em apenas 4 (de 200g), dependendo da sua necessidade. No final, independente da quantidade de pedaços, o peso final, de 800g, é mantido, certo? É mais ou menos assim que acontece no mercado financeiro. 

O desdobramento normalmente acontece após uma valorização expressiva e rápida de um determinado ativo na bolsa. Com o hype, muitos investidores colocam dinheiro em uma só ação e ela acaba crescendo mais que o esperado, alcançando um valor unitário que pode ser alto para a maioria dos investidores não profissionais. 

Dessa forma, a companhia entende que precisa voltar a tornar seus preços acessíveis ao mercado para continuar atraindo investidores, pois é isso que a ajudará a manter o ritmo de crescimento. 

Também é importante dizer que o split de ações pode ocorrer mais de uma vez ao longo da história da empresa. Além disso, esse processo normalmente é visto com bons olhos pelo mercado, que entende que a empresa está vivendo uma curva de crescimento exponencial. 

O desdobramento pode impactar no valor da ação? 

A princípio, não. O desdobramento apenas aumenta a quantidade, mas sem alterar o valor total do patrimônio. 

Contudo, esse processo tende a ser bastante positivo, pois indica que a empresa cresceu bem mais que o esperado durante um determinado espaço de tempo. 

Em agosto de 2020, a Tesla, empresa do Elon Musk, anunciou split de suas ações e logo no dia seguinte ao anúncio, as ações apresentaram valorização de 13%. Em apenas um dia, a companhia ganhou um valor de mercado de aproximadamente 300 bilhões de reais, quase o valor da Petrobrás hoje. 

Outro exemplo é do Magalu. Em julho de 2019, a empresa realizou, pela primeira vez, o desdobramento na proporção 1:8, o que significa que uma ação foi dividida em 8 ações. Pouco mais de um ano depois, em outubro de 2020, a empresa precisou realizar esse processo novamente, dessa vez na proporção de 1 para 4. 

Isso só foi possível porque o valor das ações aumentou tanto ao curto período de um ano que foi necessário desdobrar as ações novamente a fim de torná-las acessíveis novamente aos investidores básicos. 

Diferença entre bonificação e desdobramento de ações

Apesar de serem parecidas, a bonificação e o desdobramento de ações apresentam algumas diferenças importantes

A bonificação é um provento em forma de ações que a empresa paga aos acionistas. Em outras palavras, é como se a companhia “presenteasse” o investidor com mais ações ao invés de pagar os dividendos com dinheiro líquido.

Assim como no desdobramento, o valor unitário da ação sofre alteração após a bonificação, mas o patrimônio fica inalterado. Em um caso de bonificação de 10% para um investidor que já possuía 100 ações, ele passa a possuir 110 ações e, portanto, o patrimônio é dividido proporcionalmente. 

Como declarar desdobramento no IR 

Como os desdobramentos são meros reajustes numéricos no valor e na quantidade unitária da ação, a única mudança que precisa ser feita na declaração é referente à quantidade de papéis no campo “discriminação”. 

Conclusão

O desdobramento de ações é realizado quando o valor unitário de uma ação alcança um valor muito alto, que dificulta sua negociação no mercado financeiro entre os investidores médios. 

Para resolver essa questão, a empresa opta por desdobrar as ações proporcionalmente, sem alterar o valor patrimonial final, apenas diminuindo o valor de cada papel. 

Esse processo é bastante positivo tanto para a reputação da empresa, pois o split significa que os negócios estão crescendo bastante, quanto para o investidor, que consegue ter acesso com mais facilidade a ativos de qualidade e que possuem grandes possibilidades de evolução. 

Para continuar por dentro dos conteúdos da Akeloo, nos siga no Instagram e confira nosso blog com frequência para não perder nada!

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe