Calculadora de IR em Bolsa
TESTE GRÁTIS
Início » Mercado Financeiro » Cursos sobre investimentos: por que fazer? como escolher?

Cursos sobre investimentos: por que fazer? como escolher?

Se você quer começar a investir e não se sente preparado ou deseja aprimorar seu conhecimento, os cursos sobre investimentos podem ser uma ótima forma de alcançar os seus objetivos. Conheça mais sobre eles!

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 24/11/2020 às 9h00

Compartilhe

Cursos sobre investimentos: por que fazer? como escolher?

Começar a investir pode parecer uma tarefa difícil. Afinal, o mundo das finanças é visto por muitos como algo extremamente complicado para ser compreendido. Isso acontece porque temos pouco ou nenhum contato com esse universo durante a nossa formação escolar, o que acaba provocando medo e desconfiança na hora que o assunto é investir. Exatamente por esse motivo é que o ponto de partida para quem quer consolidar ou aumentar o seu capital é investir em educação. É somente estudando sobre o funcionamento do mercado e sobre os diversos tipos de investimento que é possível abandonar todo esse receio e conseguir embarcar de vez no mundo dos investimentos. Você pode começar com cursos sobre investimentos para te ajudar!

Para te auxiliar nesse processo, elaboramos esse artigo. Nele você vai aprender:

  • por que cursos sobre investimentos valem a pena;
  • os passos para decidir se um determinado curso é para você;
  • alguns dos cursos disponíveis para diversos tipos de investidores.

Por que fazer um curso sobre investimentos?

Saber realizar um bom gerenciamento de suas finanças pessoais definitivamente é o pontapé inicial para começar a entender como realizar investimentos rentáveis e alcançar os seus objetivos financeiros desejados. 

Ter um capital para investir, ainda que ele seja mínimo, significa se organizar de tal forma que seja possível destinar uma parcela do que você possui para esse fim, sem comprometer o orçamento destinado ao pagamento de contas e à manutenção do seu custo de vida. 

Por isso, antes de começar a aplicar o dinheiro, seja em ações, fundos ou até mesmo em renda fixa, é importante formar sólida base de conhecimentos financeiros e aplicá-los no seu dia a dia.

Existem inúmeros cursos que oferecem educação financeira básica, voltados especificamente para quem está buscando aprender a gerenciar melhor os seus recursos.

Por outro lado, existem pessoas que já tem um domínio maior do campo de finanças pessoais e estão iniciando a sua jornada no mundo da renda fixa ou da renda variável. Nesse momento, obter conhecimento sobre os tipos de investimentos disponíveis e entender quais deles se adequam melhor ao seu perfil de investidor é fundamental para obter ganhos e uma boa rentabilidade. 

Dica Akeloo: assim como os cursos, existem outras ferramentas que podem ser muito úteis para o investidor, permitindo um controle melhor das suas finanças e dos seus investimentos. É o caso dos aplicativos desenvolvidos especialmente para esse fim e que podem ser grandes aliados quando o assunto é o seu manejo financeiro. Quer conhecer mais sobre esse tema? Então não deixe de acessar o nosso post sobre os 7 melhores aplicativos para investidores.

Como escolher o seu curso

Instituições como a bolsa de São Paulo (B3), o Banco Central (BC ou Bacen), a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Fundação Getulio Vargas (FGV) disponibilizam inúmeros cursos online para investidores e interessados nesse tema. Eles abordam conteúdos que vão desde conceitos básicos sobre gestão financeira até conhecimentos avançados sobre ações e opções, por exemplo. 

Nesse mar repleto de opções, para decidir qual é mais indicado para você, basta seguir algumas dicas:

  1. procure entender o grau de conhecimento que você já possui – pouco adianta se você fizer um curso avançado se não compreender conceitos básicos do mundo financeiro, da mesma forma que um curso básico irá ter pouco a acrescentar para um investidor mais experiente;
  2. crie metas claras sobre o que você pretende aprender – é importante saber exatamente o que você está buscando para encontrar o curso que mais se aproxime do que você está buscando;
  3. encaixe o tempo de duração do curso na sua rotina – se você não tem tempo para estudar e absorver todo conteúdo de um curso muito extenso, talvez seja melhor buscar opções com menor tempo de duração;
  4. determine o quanto você quer investir nesses cursos – criar dívidas para realizar cursos de custo elevado não é  a melhor ideia. Existem inúmeros cursos gratuitos oferecidos por instituições conceituadas. 

Agora que você já entendeu melhor sobre como escolher o ideal para você, listamos alguns cursos sobre investimento disponíveis no mercado, que se destacam pela sua acessibilidade e didática. Confira. 

Cursos sobre investimentos 

Gestão de Finanças Básica, do Banco Central do Brasil  

Desenvolvido pelo Bacen e oferecido pelo Banco Central do Brasil, esse curso online ensina os principais conceitos de finanças pessoais e investimentos de forma didática, com o objetivo de oferecer aos participantes informações e ferramentas para gerir suas finanças.

A sua duração é de 20 horas e a inscrição é gratuita, podendo  ser realizada aqui. Após realizar o cadastro, o aluno tem acesso ao curso por mais 30 dias, período durante o qual ele pode acessar as aulas e esclarecer dúvidas no fórum interativo da plataforma.

Como fazer investimentos, da Fundação Getúlio Vargas

A FGV na verdade oferece dois cursos com esse nome, sendo ambos com o objetivo de explorar os conceitos do mundo dos investimentos com dois graus de aprofundamento distintos: o primeiro curso é mais básico, sendo apresentados conceitos e métodos introdutórios sobre como aplicar o dinheiro com eficiência, enquanto o segundo aborda um conteúdo mais aprofundado sobre os tipos de investimentos e sobre propensão ao risco.

Ambos têm carga horária de apenas 8 horas, são gratuitos e via plataforma online, sendo possível realizar a inscrição clicando aqui e neste outro link, respectivamente. 

Cursos da B3 Educação

A B3 Educação oferece um gama enorme de cursos online sobre os mais variados temas, abrangendo desde o básico sobre economia pessoal, passando pelos conceitos dentro da renda fixa e indo até cursos mais avançados, como esse  sobre análise técnica.

Eles foram elaborados pela própria B3 ou por instituições parceiras, que contam com corretoras, reguladores e com instituições acadêmicas. A maioria deles é gratuita e muitos oferecem certificado. Alguns dos mais relevantes são:

Conheça outros cursos oferecidos por essa instituição clicando aqui.

Conclusão

O conhecimento definitivamente é um dos melhores investimentos que qualquer pessoa pode fazer. Por isso, bons cursos que forneçam informações sobre diversos temas no universo financeiro são uma ótima escolha para quem busca desenvolver cada vez mais a sua capacidade de analisar e fazer as melhores escolhas na hora de investir. 

Mas não são somente cursos que te dão a oportunidade de aprender cada vez mais sobre investimentos. Páginas que publicam regularmente notícias e conteúdos relevantes para o investidor são uma excelente maneira de se manter atualizado e bem informado, como o Instagram da Akeloo. Lá você fica por dentro de tudo isso e muito mais, então não deixe de nos seguir, é só clicar aqui

Modelo de precificações

Compartilhe