Logo Akeloo Nelógica
CALCULADORA DE IR
Início » Investimentos » Consolidação de carteira de investimento: o que é e como fazer

Consolidação de carteira de investimento: o que é e como fazer

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 22/03/2022 às 9h19

Compartilhe

Consolidação de carteira de investimento: o que é e como fazer

Entenda de que maneira esse processo pode te ajudar a controlar suas aplicações no mercado financeiro 

Se você é um investidor preocupado com a rentabilidade de suas aplicações, certamente já ouviu falar sobre a consolidação de carteira de investimento. 

Trata-se de um recurso utilizado para acompanhar de perto seus rendimentos no mercado financeiro, principalmente se eles foram feitos em diferentes corretoras.

Para fazê-lo, é necessário estar atento a diversas variantes que, juntas, indicam uma análise completa de seus investimentos. Ou seja, é a maneira mais indicada para acompanhar suas aplicações. 

Neste texto, você irá aprender o que é o processo de consolidação, como ele é feito e muito mais:

  • O que é consolidação de carteira de investimento?
  • Como fazer a consolidação de carteira de investimento? 
  • Aplicativos: a melhor opção para fazer a consolidação de investimentos 
  • Quais são os principais aplicativos para fazer o processo de consolidação?

O que é consolidação de carteira de investimento? 

Antes de entender o que é a consolidação de carteira de investimentos, é importante compreender o significado da palavra “consolidação”. 

Por definição, “consolidação” é o efeito de passar uma substância do estado líquido para o sólido. Esse substantivo também pode ser entendido como o processo de fortalecimento de algo. 

Esse significado está diretamente ligado com a função de consolidação no contexto do mercado de investimentos porque, nesse caso, significa o ato de reunir informações sobre aplicações para ter um panorama completo dos rendimentos. 

A partir daí, os investidores têm acesso a informações que podem auxiliar na tomada de decisões que proporcionam melhorias em sua carteira de investimento.

Como fazer a consolidação de carteira de investimento? 

Para fazer a consolidação de carteira de investimentos, você precisa reunir as informações sobre suas aplicações e compará-las. 

Apesar de, atualmente, a melhor opção para consolidar os investimentos sejam os diversos aplicativos disponíveis, muitos investidores acabam recorrendo às planilhas de excel. 

Mas o processo de consolidação envolve etapas essenciais para a compreensão da real situação dos investimentos, o que torna o serviço muito trabalhoso através de planilhas:

1. Reunir informações relevantes para os seus investimentos

Para que a consolidação da carteira de investimentos seja feita da maneira correta é importante que você reúna informações importantes relativas às suas aplicações. 

Isso significa, por exemplo, as cotações atuais de cada ativo, novas compras, novas vendas, o valor de cada transação, os custos delas e, também, a liquidez. 

Todas essas variáveis precisam ser contempladas para que o processo não apresente resultados que não condizem com a realidade da carteira analisada.

2. Manter a planilha atualizada 

Para saber se os seus investimentos estão indo bem, é importante que a planilha seja atualizada periodicamente. 

Como o mercado muda todo dia, seu comportamento é bastante volátil e os valores dos ativos, flutuantes, os valores que o investidor inseriu num dia provavelmente estarão desatualizados no dia seguinte. 

Não manter os valores mais recentes atrapalha na consolidação, porque é justamente na variação das informações em que é possível identificar quais ativos podem estar atrapalhando a rentabilidade da carteira. 

Dessa forma, não atualizar as informações periodicamente atrapalha na gestão desses ativos. 

3. Comparar com benchmarks

No processo de consolidação da carteira de investimentos também é importante comparar a rentabilidade dos ativos com algum benchmark do mercado de ações. 

Dessa forma, é necessário um conhecimento técnico para que as planilhas tenham informações corretas e condizentes com a realidade da bolsa de valores.

Aplicativos: a melhor opção para fazer a consolidação de investimentos

Como você já deve ter percebido até aqui, realizar a consolidação de carteira de investimentos não é um processo tão simples assim. É por isso que uma série de especialistas criaram aplicativos que ajudam as pessoas a acompanhar suas aplicações no mercado financeiro. 

Essas plataformas são uma ótima opção para quem possui ativos, seja em renda fixa e/ou variável. E utilizá-las faz com que você saiba exatamente onde e como o seu dinheiro está. 

Ao aderir a esses aplicativos, o investidor não perde tempo abrindo diversos sites de corretoras e preenchendo planilhas intermináveis para ter uma visão panorâmica da evolução de seus investimentos. 

Essas plataformas possibilitam: 

  • Consolidar diferentes investimentos em um único lugar; 
  • Importar os investimentos através de plataformas como CEI, Tesouro Direto, corretoras e exchanges; 
  • Comparar a carteira com os principais benchmarks do mercado de investimentos; 
  • Acompanhar dividendos, grupamentos, desdobramentos e outros tipos de eventos corporativos que influenciam o mercado financeiro; 
  • Contabilizar vendas e os lucros em cada operação fechada; 
  • Visualizar o extrato das operações realizadas.

Quais são os principais aplicativos para fazer o processo de consolidação?

No mercado, existe uma série de aplicativos disponíveis que oferecem aos usuários maior controle sobre seus investimentos. Abaixo, você encontra seis plataformas com essa funcionalidade e uma breve explicação de como elas funcionam. Confira: 

Kinvo

O Kinvo tem como objetivo ajudar os investidores a controlar, acompanhar e até mesmo analisar as aplicações em um único lugar. 

O melhor é que as funcionalidades da plataforma estão disponíveis para serem acessadas tanto pelo celular quanto pelo computador e tablet.

O aplicativo oferece uma versão gratuita limitada a uma carteira e uma versão Premium onde o investidor poderá ver os investimentos divididos e saber quais são os riscos e retornos das aplicações que foram realizadas. Além disso, poderá contar com a notificação de dividendos, entre outros.

Gorila

O Gorila é um aplicativo brasileiro que consolida investimentos. Em sua plataforma é possível visualizar o valor atualizado do patrimônio e a rentabilidade histórica das aplicações. 

Esse aplicativo não tem limite de acesso e não restringe o número de investimentos cadastrados. As atualizações são realizadas de forma automática, com base em informações oficiais do mercado.

Benzinga

O Benzinga oferece aos investidores acesso direto às atualizações do mercado financeiro. 

Além disso, ao conectá-lo com suas redes sociais, é possível compartilhar os conteúdos e trocar informações com outros usuários, a partir do próprio aplicativo. 

Ele também oferece um sistema de notificações personalizado, opções de pesquisas e inclui a atualização automática das cotações de ações.

Bloomberg

O aplicativo Bloomberg é um dos mais conhecidos e, nele, é possível acompanhar ações, ETFs e FIIs. 

Na plataforma também é possível acompanhar as principais notícias do mercado financeiro, como índices, atualizações, preços de ações, cotações e outras informações adicionais. 

Além disso, o usuário pode criar uma watchlists para acompanhar mais de perto a variação de cada ativo e da própria carteira de forma abrangente.

Investing

O Investing é um aplicativo que funciona basicamente com as mesmas funcionalidades do Bloomberg, ou seja, nele é possível acompanhar ações, ETFs e FIIs, além de notícias precisas sobre o mercado financeiro em tempo real. 

Ele também oferece cotações e parâmetros do mercado e uma gama abrangente de material para que o investidor possa montar seu portfólio e monitorá-lo de forma segura e fácil.

Guia Bolso

O Guia Bolsa é um dos aplicativos com ferramentas para o mercado financeiro mais conhecido pelos investidores. Ele é basicamente uma plataforma de finanças que se conecta diretamente com a conta corrente do cliente. 

Muitos investidores recorrem a ele porque o Guia Bolso os ajuda a ter um bom planejamento financeiro, o que é fundamental para quem quer ter sucesso no mundo dos investimentos.

Conclusão

No mundo dos investimentos, existem alguns segredos para obter sucesso e um deles é não perder de vista o comportamento de suas aplicações. 

É aí que está a importância da consolidação de carteira de investimentos, cujo processo não é simples, mas, com o avanço da tecnologia, já é possível realizá-lo por meio de aplicativos bastante acessíveis.

Agora que você já sabe o que é e como fazer consolidação de carteira de investimento, que tal conhecer os serviços oferecidos pela Akeloo, como este passo a passo completo sobre a Declaração Anual de Imposto de Renda

Para aprender mais sobre o universo dos investimentos, não deixe de conferir o nosso Instagram e ver tudo que a Akeloo tem para te oferecer!

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe