Calculadora de IR em Bolsa
CALCULADORA DE IR
Início » Imposto de Renda » Como calcular e pagar DARF de Day Trade: confira o passo a passo

Como calcular e pagar DARF de Day Trade: confira o passo a passo

Uma dúvida muito comum entre investidores é a respeito da […]

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 28/06/2021 às 9h53

Compartilhe

Como calcular e pagar DARF de Day Trade: confira o passo a passo

Uma dúvida muito comum entre investidores é a respeito da tributação do imposto de renda sobre as operações. Uma das principais questões é a respeito da geração da DARF de day trade: o que é, como emitir, com que frequência ela deve ser paga.

Para esclarecer de uma vez por todas essas questões, preparamos este artigo que responde às principais dúvidas sobre DARF sobre operações day trade e ainda mostramos como a Akeloo pode facilitar para você todo o processo de emissão e pagamento.

Confira os tópicos que abordaremos:

  • O que é DARF?
  • É preciso gerar e pagar DARF no Day Trade mensalmente?
  • Como gerar DARF para pagamento usando a Akeloo?
  • Como pagar a DARF sem código de barras?
  • Posso pagar DARF no Day Trade em atraso? Como fazer?

O que é DARF?

Você sempre ouve falar em DARF mas ainda não entendeu muito bem o que significa? A DARF nada mais é do que a sigla para o Documento de Arrecadação de Receitas Federais. 

Este documento é emitido pelo Ministério da Fazenda e Receita Federal exclusivamente para a cobrança de tributos embutidos em operações financeiras. Ou seja, é por meio dele que o investidor, seja pessoa física ou jurídica, consegue pagar seus impostos para mantê-los sempre em dia.

É importante ressaltar que não há outro método de cobrança. Você sempre deverá efetuar o pagamento do imposto por meio da DARF, na agência bancária de sua preferência.

E para facilitar a sua vida, aqui na Akeloo nós emitimos a DARF diretamente dentro da plataforma, sem a necessidade de você acessar nenhum outro site. Basta que o investidor insira as informações dos seus ativos e automaticamente o documento estará pronto para pagamento.

É preciso gerar e pagar DARF de Day Trade mensalmente?

Sim. Sempre que você operar com lucro no Day Trade, deverá emitir a DARF e pagá-la mensalmente em qualquer agência bancária.

Vale ressaltar que não existe maneira de omitir suas operações na Receita Federal. Isso porque existe o chamado dedo-duro, uma pequena porcentagem de retenção do imposto de renda que informa as operações com lucro.

O valor retido na fonte é uma alíquota de 0,005% sobre o valor da venda em operações normais e 1% sobre o lucro em operações day trade.

Dessa forma, as corretoras são obrigadas por lei a informar à Receita Federal todas as suas operações day trade que resultarem em lucro. Por meio do cruzamento dos dados, o Fisco saberá o imposto que é devido pelo investidor.

Por isso, é importante que você mantenha sempre um controle das suas operações e procure garantir de não esquecer o pagamento da DARF em nenhum mês que houver lucro em suas negociações day trade.

E o que acontece se eu esquecer de pagar a DARF no day trade?

Se por algum motivo você acabar esquecendo de pagar a DARF sobre os lucros em determinado mês, então deverá gerar o título do pagamento com multa e juros em um momento posterior.

Como gerar a DARF para pagamento usando a Akeloo?

Agora que você sabe que deve emitir a DARF para pagamento sempre que suas operações day trade gerarem lucro, vamos te mostrar como é muito simples fazer isso pela Akeloo.

Em primeiro lugar, você deve conferir os dados do mês desejado com muita atenção, para não deixar passar nenhuma informação. Caso naquele mês não haja nenhum imposto a ser pago, valor em Total a Pagar aparecerá zerado. 

Em seguida, clique em Gerar DARF para acessar a guia de pagamento correspondente. O sistema abrirá uma tela com todas as informações necessárias como dados do usuário, valores de impostos e multas e juros, caso haja.

Como pagar a DARF sem código de barras?

O pagamento da DARF no Day Trade sem código de barras pode ser feito tanto pelo internet banking quanto pessoalmente em caixa eletrônico na agência de sua preferência. Confira como fazer:

Pagando a DARF pelo internet banking

Você deve acessar o seu internet banking com os seus dados e procurar pela opção de pagamento de DARF ou GPS.

Em geral, essas opções podem ser encontradas no menu, nas opções Pagamentos, Pagamentos de Tributos ou Pagamentos Sem Códigos de Barras.

Como cada internet banking tem suas particularidades, caso você não encontre as opções mencionadas, tente digitar “Darf” ou “GPS” no campo de busca. Se mesmo assim não funcionar, entre em contato com o SAC do site.

Após localizar a opção de pagamento DARF ou GPS, você deve clicar nela. Então, será direcionado para uma página com o formulário para a emissão dessas guias. Vale ressaltar que os campos dos formulários têm os mesmos campos presentes na versão em PDF do seu documento sem código de barras.

Finalmente, basta preencher com atenção os dados nos seus respectivos campos, garantindo que nenhuma informação ficou de fora. Após digitar os dados do DARF ou GPS no formulário, ele será reconhecido e o pagamento poderá ser efetuado.

Pagando a DARF no caixa eletrônico

O pagamento no caixa eletrônico é similar ao procedimento do internet banking. 

Em primeiro lugar, você deve acessar sua conta. As opções de pagamento de DARF e GPS costumam estar  localizadas no menu Pagamentos ou Tributos.

Depois de acessar a opção desejada, você deverá escolher entre DARF e GPS. Em seguida, será redirecionado para o formulário cujos campos são semelhantes aos do documento que você tem em mãos.

Novamente, fica a recomendação para que o preenchimento seja feito com cuidado. E então, você poderá realizar o pagamento normalmente.

Posso pagar DARF de Day Trade em atraso? Como fazer?

Sim. Se você deixou de pagar a DARF em determinado mês, poderá pagar em atraso, emitindo o documento pela web. No entanto, você deverá arcar com uma multa e juros.

Para fazer o pagamento, basta preencher os dados que o sistema já calcula automaticamente a multa, que fica em 0,33% ao dia, com um teto de 20% sobre o valor devido do imposto. Além disso, ainda será acrescido um valor de juros mensal, proporcional à taxa Selic.

Portanto, é fundamental evitar atrasar o pagamento da DARF, para não acabar perdendo dinheiro desnecessariamente.

Conclusão

Como você viu, a emissão e pagamento mensal da DARF no Day Trade é uma obrigação do investidor e tarefa essencial para que ele se mantenha em dia com a Receita Federal. Vale lembrar que mesmo nos meses em que há prejuízo, é possível compensar posteriormente em outra operação day trade.

E aqui na Akeloo nós temos a solução ideal para que você se mantenha em dia com os seus impostos: oferecemos um resumo dos seus impostos a pagar em Day Trade, com uma calculadora automática e a funcionalidade de emissão de DARFs, tudo em um único lugar para você se manter em dia com a Receita Federal sem complicações

 

 Não deixe de conferir nossos planos!

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe

  • dólar no cartão de crédito

Dólar no cartão de crédito: saiba como funciona

Considerar apenas a cotação do dólar no dia da compra através do cartão de crédito é perigoso e pode afetar ainda mais o seu bolso. Entenda como se prevenir ou até mesmo acabar com essas taxas!