Calculadora de IR em Bolsa
CALCULADORA DE IR
Início » Imposto de Renda » Calculadora de Imposto de Renda em ações: eu preciso mesmo de uma?

Calculadora de Imposto de Renda em ações: eu preciso mesmo de uma?

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 18/06/2021 às 14h14

Compartilhe

Calculadora de Imposto de Renda em ações: eu preciso mesmo de uma?

Quem investe em ativos de renda variável deve se manter atento à apuração de valores. Isso porque, em geral, não há retenção de IR na fonte — quando há, é uma parcela mínima da porcentagem —, cabendo ao investidor a responsabilidade de calcular os valores do tributo.

Essa informação será essencial tanto para manter o pagamento em dia, quanto para fazer a declaração do IRPF. Como os lucros apurados na venda de ativos não constam no informe de rendimentos, é necessário ter em mãos as notas de corretagem para realizar os cálculos corretamente.

Por isso, é altamente recomendável investir em uma calculadora de imposto de renda automática. Além de agilizar todo o processo de cálculos, ela ainda garante que você pague exatamente o valor devido, nem mais e nem menos.

Para saber mais sobre a calculadora de IR, continue lendo este artigo. Nós abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é uma calculadora de IR?
  • Para quais tipos de investimentos eu preciso de calculadora de IR?
  • Quais são as funcionalidades de uma calculadora de IR?
  • Quais são os facilitadores na hora de calcular o IR na bolsa?
  • Como a Akeloo facilita minha relação com Imposto de Renda?

O que é uma calculadora de Imposto de Renda em Bolsa?

Como o nome já diz, a calculadora de imposto de renda nada mais é do que uma ferramenta automática para calcular os tributos dos seus investimentos de maneira rápida e prática.

Muitos investidores não sabem que cada operação pode exigir um cálculo específico. A vantagem da calculadora de IR é justamente levar em consideração as especificidades de cada operação e cada ativo e oferecer resultados precisos, reduzindo a chance de cair na malha fina por conta de erros.

Além disso, como tudo é feito automaticamente, você ainda ganha mais tempo para focar na sua carteira de investimentos e pode manter o controle dos seus rendimentos de forma muito mais segura.

Para quais tipos de investimentos eu preciso de calculadora de IR?

Em geral, a calculadora de IR é ideal para quem investe em renda variável como:

  • Ações;
  • Opções;
  • Fundos imobiliários;
  • Contratos futuros.

Isso porque estes ativos exigem cálculos detalhados e precisão de resultados para fins de pagamento e declaração do IRPF. 

Quais são as funcionalidades de uma calculadora de IR?

Uma calculadora de IR oferece inúmeros recursos que beneficiam o dia a dia do investidor. Com ela, fica mais fácil gerenciar todas as suas operações em um único lugar, permitindo um maior controle dos lucros e das perdas. Inclusive, é possível acompanhá-los em tempo real.

A calculadora da Akeloo, por exemplo, conta com as seguintes funcionalidades:

  • Posição da carteira;
  • Importação de Notas de Corretagem em PDF;
  • Relatório de perdas e lucros;
  • Relatório de Fundos Imobiliários;
  • Relatório de Renda Variável;
  • Impostos a pagar;
  • Cálculo retroativo;
  • Cálculo de juros e multas;
  • Cálculo de prejuízos anteriores;
  • Gráfico de desempenho;
  • Gráfico de vendas no mês;
  • Previsão de impostos;
  • Geração de DARF’s;
  • Passo a passo da Declaração Anual de IRPF;
  • Eventos corporativos;
  • Suporte com especialistas.

Dessa maneira, o investidor consegue efetuar tarefas como o cálculo correto do preço médio em inúmeras operações de day trade, apuração de resultados e desconto de prejuízos anteriores em swing trade e acompanhamento de eventos corporativos sem a necessidade de criar planilhas.

Quais são os facilitadores na hora de calcular o IR na bolsa?

Quem investe na bolsa sabe que deve pagar os DARF’s e declarar seus impostos mensalmente para a Receita Federal.

Com uma calculadora de imposto de renda, essa tarefa se torna muito mais simples. Afinal, todos os cálculos complexos são feitos de maneira automática e, no caso da Akeloo, com precisão de até 5 casas decimais.

Além disso, a importação de notas de corretagem permite que o leitor automático escaneie todas as informações necessárias, sem que o investidor precise digitar as mesmas. 

Isso ajuda a otimizar o seu tempo e a garantir que os impostos serão pagos de forma correta e em dia.

Como a Akeloo facilita minha relação com Imposto de Renda?

A Akeloo entende que o investidor brasileiro precisa lidar com regras complexas de tributação. Assim, nós fornecemos inteligência e otimização tributária através de uma ferramenta simples e de uso intuitivo, que alia transparência e precisão, para que você tenha uma relação descomplicada com o Imposto de Renda.

Confira as soluções que oferecemos:

Cálculo do preço médio

Quem já precisou fazer o cálculo do preço médio das ações, sabe que ele exige uma atenção cuidadosa. Embora pareça simples, o cálculo pode esconder pegadinhas que fazem os investidores mais distraídos derraparem.

Durante o cálculo, é muito comum cometer três principais erros:

  • Considerar operações de venda no preço médio de compra e vice-versa;
  • Não manter o controle mensal das operações;
  • Misturar operações de swing trade e day trade.

Sem a calculadora de IR, se torna muito mais fácil cometer esses erros. A ferramenta calcula todas as suas operações em questão de segundos, fazendo com que você ganhe mais tempo para planejar suas estratégias.

Gerar DARF’s prontas para pagamento

Outra facilidade oferecida pela calculadora de imposto de renda da Akeloo é a geração de DARF para o pagamento do IR em renda variável.

Por meio do nosso sistema, você pode conferir os dados do mês desejado e emitir a DARF. O próprio sistema irá mostrar informações como o seu nome completo, CPF, valor a ser pago, multas, juros e encargos. 

E pronto: o pagamento pode ser efetuado na rede bancária, sem nenhuma burocracia.

Cálculo de imposto devido

Ao cadastrar suas operações em nosso sistema, todo o restante será feito automaticamente pela Akeloo.

Assim, você terá acesso a um resumo dos seus resultados e dos seus impostos e também a uma calculadora externa simples, para que possa calcular o valor do tributo e gerar a DARF para pagamento.

Além disso, ainda oferecemos uma previsão de impostos. Basta consultar o Imposto a Pagar que a Akeloo irá abater todos os possíveis prejuízos, aplicando a alíquota certa de cada modalidade de imposto.

Passo a passo da declaração anual do IR

A Akeloo calcula e centraliza todos os seus rendimentos para facilitar a declaração anual do IR. Após cadastrar seus investimentos na bolsa no sistema, basta utilizar a função “copia e cola” no Relatório Anual para um processo preciso e sem complicações. 

Precisão nos cálculos 

Como adiantamos, a calculadora de IR da Akeloo automatiza todos os seus cálculos e oferece uma precisão de até cinco casas decimais para que as informações prestadas à Receita Federal sejam as mais confiáveis.

Dessa forma, a apuração mensal pode ser feita em bem menos tempo e com muito mais precisão.

Conclusão

Apostar em uma calculadora de imposto de renda traz inúmeros benefícios para o investidor. Além de se manter em dia com a Receita Federal, você ainda pode administrar seus investimentos em um só lugar, otimizando todo o tempo que seria gasto com cálculos complexos, emissão de DARF’s e dúvidas durante a declaração do IR.

Se você procura calcular seu imposto de renda de maneira segura e fácil, não deixe de conhecer a Akeloo. Com certeza, nós temos o plano ideal que irá atender a todas as suas necessidades!

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe