Logo Akeloo Nelógica
CALCULADORA DE IR
Início » Renda Variável » Ações que pagam dividendos mensais: saiba quais são

Ações que pagam dividendos mensais: saiba quais são

Saiba tudo sobre o lucro que é dividido entre os investidores e descubra quais ações pagam dividendos mensais 

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 27/03/2022 às 20h13

Compartilhe

Ações que pagam dividendos mensais: saiba quais são

Um ótimo negócio para quem já investe ou para quem pretende começar em breve é procurar por ações que pagam dividendos mensais

Apesar de essa não ser uma prática frequente no mercado financeiro, já que são poucas as empresas que oferecem essa remuneração mensal, é uma possibilidade interessante de investimento para quem deseja viver de renda, por exemplo. 

O pagamento de dividendos é um atrativo que chama muito a atenção logo de cara, mas não pode ser o único critério ao escolher uma ação. Principalmente quando falamos de diversificação de carteira, é fundamental escolher entre ativos que entreguem lucros não só no curto prazo. 

Neste artigo vamos te explicar tudo sobre ações que pagam dividendos mensais e ainda dar dicas sobre como declarar esses ganhos no Imposto de Renda. Continue a leitura para saber mais sobre: 

  • O que são dividendos
  • Ações que pagam dividendos mensais
  • Como os dividendos são pagos? 
  • Devo declarar ganhos com dividendos no Imposto de Renda?

O que são dividendos 

Antes de te contar sobre as ações, é importante explicar o que são dividendos e como eles são pagos. 

Os dividendos nada mais são que uma parcela do lucro líquido da empresa em questão que é dividida entre todos os acionistas como forma de remuneração. 

É importante ressaltar que os dividendos são pagos enquanto o investidor mantém as ações em sua carteira, ao contrário do lucro proveniente da valorização do ativo, que só é liquidado quando as ações são negociadas na Bolsa. 

Os valores pagos a cada investidor depende da quantidade de ações da empresa que ele possui na carteira e não são fixos; eles dependem do desempenho da empresa durante o período previamente acordado. 

E não se esqueça: nem toda empresa paga dividendos a seus acionistas, o que é super normal. Algumas optam por reinvestir os lucros, o que potencializa seu desenvolvimento e pode fazer com que o ativo se valorize ao longo do tempo. 

O pagamento de dividendos é uma forma de atrair os investidores, mas não é a única. Não é porque uma empresa não paga esse benefício que ela não traz outras vantagens. Portanto, este critério não deve ser o único considerado no momento da decisão. 

Como escolher entre as empresas que pagam dividendos? 

Em geral, pode-se dizer que, investir em ações que pagam dividendos é realmente positivo para o investidor. Como as opções são diversas, vale prestar atenção em alguns fatores antes de comprar os ativos, como: 

  • O indicador Dividend Yeld (as melhores possuem um DY entre 5% e 7%);
  • O potencial de valorização de valorização futura das ações;
  • A saúde financeira da empresa e históricos anteriores;
  • A linha da gestão atual e a competência dos envolvidos no conselho;
  • A concorrência existente no mercado;
  • A diversificação da sua carteira. 

Ações que pagam dividendos mensais

Não há como garantir que as empresas que pagaram bons dividendos no passado irão fazer o mesmo no futuro. 

Como tudo no mercado de renda variável é instável e muitas vezes imprevisível, é muito importante estudar a escolha dos investimentos antes da tomada de decisão, pois o conhecimento é decisivo neste momento. 

Além disso, o fato de o pagamento ocorrer com periodicidade não garante que os ganhos serão vantajosos. Vale também observar o valor distribuído em dividendos em relação ao valor da ação em si. 

Mas se você ficou curioso para descobrir quais empresas pagam dividendos com maior frequência, dá uma olhada nessa lista: 

Ações que pagam dividendos mensais

  • Banco Bradesco (BBDC4)
  • Itaú Unibanco (ITUB4)

Ações que pagam dividendos regularmente

  • Banco do Brasil (BBAS3)
  • Banrisul (BRSR6)
  • Gerdau (GGBR4)
  • Lojas Renner (LREN3)
  • Magazine Luiza (MGLU3)
  • Localiza (RENT3)
  • Taesa (TAEE11)

Ações que pagaram os melhores dividendos em 2021

  • Metalúrgica Gerdau (GOAU4)
  • Unipar (UNIP6)
  • Vale (VALE3)
  • Portobello (PTBL3)
  • Copel (CPLE6)
  • JBS (JBSS3)
  • Gerdau (GGBR4)
  • Isa Cteep (TRPL4)
  • Minerva (BEEF3)
  • Marfrig (MRFG3)

Fonte: Economática (dados de janeiro a novembro de 2021)

Como os dividendos são pagos? 

O investidor recebe os dividendos diretamente em sua conta na corretora, na data prevista, mediante aprovação do conselho administrativo da empresa protocolado na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). 

Algumas corretoras oferecem um serviço automático que pega o valor recebido de dividendos e o usa para investir novamente. 

Essa, inclusive, é uma prática saudável. Reinvestir o dinheiro ganho faz seu patrimônio crescer de forma independente. 

Dependendo da estratégia do investidor, é possível fazer a fortuna crescer apenas reinvestindo os lucros, sem que seja necessário aplicar novos valores. Claro que chegar nesse estágio pode demorar e exige bastante disciplina, paciência e planejamento de longo prazo.

Criar uma renda passiva, algo super possível através da escolha de ações que pagam dividendos com regularidade, é fazer o dinheiro trabalhar para você, jargão muito utilizado por diversos profissionais da área. 

Quais empresas costumam pagar dividendos? 

Há duas possibilidades quando uma empresa de capital aberto gera lucros. 

Na primeira, a empresa opta por dividir uma boa parte dele com seus acionistas. Na segunda, ela opta por reinvestir os valores em sua própria operação a fim de desenvolver sua estrutura com mais eficiência. 

No geral, as empresas que escolhem pagar os dividendos são as que já alcançaram um nível de robustez maior. Provavelmente elas já estão há mais tempo em operação ou já possuem um negócio super consolidado no mercado financeiro. 

Essas empresas apresentam menos oscilação e já alcançaram um market share mais expressivo, o que garante estabilidade ao negócio. 

No jargão do mercado, são conhecidas como Blue Chips, ações de primeira linha já estáveis, normalmente líderes em seus setores, e que possuem histórico positivo de lucro ao longo dos últimos tempos. São empresas que conseguem se manter firmes mesmo em momentos desafiadores do mercado. 

Já as empresas que optam por reinvestir os lucros são conhecidas como Small Caps. Apesar de normalmente possuírem baixo valor de capitalização e menor liquidez, são empresas em processo acelerado de expansão, o que demanda investimento em estrutura. 

Conclusão

Agora você já sabe o que são dividendos e quais empresas oferecem esse atrativo para os investidores. 

Também sabe que dividendos nada mais são do que uma divisão dos lucros de uma empresa obtidos ao longo de um período determinado. Esse valor é dividido entre os investidores e é proporcional à quantidade que cada um possui das ações em questão. 

Esse valor é recebido diretamente na conta da corretora do investidor e pode ou não ser reinvestido a depender da estratégia. 

Por falar em estratégia, você já ouviu falar em Análise Fundamentalista? É um método que se baseia em fundamentos para identificar perspectivas e prever tendências de mercado. Ela utiliza dados econômicos, indicadores do mercado financeiro, balanços financeiros da empresa e outros indicadores para avaliar a saúde financeira de uma empresa. Se interessou pelo assunto e quer entender mais para decidir se é uma boa estratégia para você? Dá uma olhada neste guia completo sobre Análise Fundamentalista e tire todas as suas dúvidas!

Receba nossos conteúdos diretamente em seu e-mail

Não se preocupe, não enviamos spam.

Compartilhe