5 ferramentas que todo investidor precisa ter

Com estes recursos em mãos, você estará pronto para levar seus investimentos a um outro nível. Conheça as funcionalidades de cada ferramenta!

Por Equipe Akeloo

Publicado em: 20/11/2020 às 17h00

5 ferramentas que todo investidor precisa ter

Se você leva seus investimentos a sério, sabe que a gestão de ativos demanda tempo, paciência e dedicação. Sem esses elementos, fica difícil obter bons resultados como investidor, principalmente em renda variávelAinda bem que existem ferramentas criadas para o investidor Com elas, indivíduos de todos os perfis e níveis de experiência no mercado financeiro podem dominar seus investimentos e tomar decisões inteligentes

Elencamos aqui os 5 principais ferramentas para o investidor conhecer para gerenciar seus ativos e avançar em sua jornada de rentabilidade. Aliando utilidade e praticidade, as ferramentas dessa lista são fundamentais para qualquer pessoa que queira estar no controle de seus investimentos. Vamos lá?

  • Home Broker

Uma das vantagens de viver em uma época de tantas transformações tecnológicas é ter novas possibilidades de autonomia nos processos do dia a dia

Acompanhando a inovação trazida pelos bancos e suas funcionalidades digitais, o Home Broker se apresenta como uma plataforma que permite ao usuário operar na bolsa de valores, emitindo as próprias ordens de compra e venda de ações sem a necessidade de intermediários. 

As negociações são feitas em poucos cliques, pelo computador ou smartphone, algo muito diferente da maneira com que a B3 funcionava nas últimas décadas — toda a gritaria dos pregões ganhou ares de lenda urbana de uns anos para cá. 

Algumas instituições financeiras, como os bancos digitais, já tem o Home Broker integrado a seus respectivos aplicativos (boa parte deles não cobra nenhuma taxa de operação). As corretoras também oferecem a ferramenta, porém é interessante pesquisar as vantagens e os custos de cada uma, de acordo com suas necessidades como investidor. A dica aqui é baixar os apps e comparar as funcionalidades antes de escolher um Home Broker para chamar de seu.

  • Investing.com

Um investidor que está por fora do que acontece no Brasil e no mundo tem grandes chances de fazer aportes equivocados e de se atrapalhar com as oscilações da B3. O Investing.com ajuda a resolver esse problema: com conteúdo em Português, o portal é uma plataforma completa que reúne notícias do mercado financeiro, informações sobre câmbio e bolsas de valores internacionais, análises técnicas, índices, eventos e cotações. Além do site, o usuário pode fazer o download do aplicativo para Android ou iOS e ter as atualizações sempre à mão.

Já falamos do Investing.com no nosso artigo sobre os 7 melhores aplicativos para investidores, mas achamos que ele merecia figurar nesta lista também. Aliás, o sucesso de qualquer investidor depende muito do quanto a pessoa se mantém informada e consegue traçar análises a partir de dados e acontecimentos. Outras plataformas, como a Bloomberg e a Finimize, surgem como aliadas dos investidores e possuem boa usabilidade, embora não sejam traduzidas para o público brasileiro.

De maneira geral, o importante é ter o mindset de buscar conhecimento constantemente, seja em plataformas mais robustas ou nos vídeos do seu YouTuber de finanças preferido. O Investing.com é uma mão na roda nesse sentido, contudo ele pode ser complementado por outras leituras, newsletters e portais de conteúdo.

  • Fundamentus

Para aqueles investidores um pouco mais calejados na bolsa (ou para os que pretendem ser), o Fundamentus é uma excelente plataforma que ajuda a analisar os papéis listados na B3

Com uma simples pesquisa, é possível acessar os dados históricos de uma ação, indicadores fundamentalistas, cotações, oscilações e resultados, bem como compará-la com outros papéis e visualizar gráficos que facilitam o entendimento das informações. 

O site é, sem dúvidas, uma ferramenta que agrada não apenas os entusiastas da análise fundamentalista, mas todo investidor que deseja aprender mais sobre uma ação antes de executar uma operação.

  • Calculadora de IR

Muitas pessoas que investem na bolsa desconhecem a dinâmica dos impostos sobre cada tipo de investimento. Dependendo da aplicação, os rendimentos podem ser isentos de tributação, ter o imposto retido na fonte ou mesmo alíquotas específicas, como é o caso dos fundos de renda fixa.

No blog da Akeloo há diversos guias para quem se sente perdido na hora de declarar (e pagar) os impostos sobre os rendimentos. Mas existe uma ferramenta que pode ser a verdadeira salvação dos investidores em renda variável: a Calculadora de IR, que computa todas as tributações devidas e ainda gera as DARFs para pagamento à Receita Federal. 

Usando a calculadora, você não corre o risco de declarar seus impostos incorretamente e ter que prestar esclarecimentos ao Fisco depois de cair na malha fina. Ela também ajuda a assimilar as características dos ativos em sua carteira e entender quando é o momento de reformular as aplicações. 

Quem tem que pagar IR mensal (caso de quem opera acima de R$ 20.000,00 mensais na B3) precisa ter o dobro de cuidado com a organização dos impostos, o que traz à tona outra vantagem da ferramenta. Clicando aqui, você garante que será um dos primeiros a receber as novidades sobre a Calculadora de IR.

  • Gerenciador de Investimentos

Por último, mas não menos importante, nossa sugestão de ferramenta promete ser especialmente útil para quem já entendeu que um investidor inteligente é aquele que diversifica sua carteira de ativos.

O gerenciador de investimentos é uma ferramenta para o investidor que agrupa todas as aplicações e produtos do usuário para oferecer uma visão geral da carteira. Através de gráficos e funções interativas, é possível observar a evolução dos rendimentos e agir para prevenir as perdas, mesmo que os aportes estejam distribuídos em títulos e corretoras diferentes. 

A indicação da Akeloo é o aplicativo Kinvo, disponível para Android e iOS. Com interface amigável e acesso rápido a todas as seções, o app tem se popularizado por auxiliar a desenvolver estratégias de investimento com base nas informações detalhadas da ferramenta.

Apesar da versão gratuita ser bastante completa, o usuário ainda tem a opção de fazer o upgrade para obter os recursos Premium, como análise de produtos, projeção da carteira e acesso à plataforma pelo navegador. Fica a critério do investidor fazer a assinatura ou continuar aproveitando as vantagens do gerenciador de investimentos sem custo adicional.

Conclusão

Entre as várias ferramentas disponíveis na Internet hoje, destacamos 5 que consideramos essenciais para todos os investidores. Com o Home Broker, o indivíduo tem a liberdade de operar suas próprias ordens na bolsa de valores, aprender com seus erros e acertos e conquistar os resultados desejados no mercado de ações.

Plataformas como o Investing.com são de grande ajuda ao reunir atualizações que não se restringem ao universo das finanças, mas também tratam do que acontece nos cenários político e econômico no mundo. Um bom investidor deve se manter sempre informado, e felizmente há conteúdo para todos os gostos e idiomas, basta escolher os canais que mais fazem sentido para vocês.

O Fundamentus é o tipo de ferramenta para o investidor indispensável para quem pretende seguir o caminho da análise fundamentalista, embora também atenda muito bem investidores mais leigos. A quantidade de informações dispostas no site e a experiência de navegação intuitiva elevaram a ferramenta ao posto de queridinha dos investidores na Internet.

Com tantos incentivos para aumentar a rentabilidade das aplicações, é preciso se atentar para a tributação que pode incidir sobre os ganhos na bolsa de valores. Para ficar tranquilo em relação a este assunto, conte com a Calculadora de IR da Akeloo, que computa os impostos que devem ser declarados e gera a guia de pagamento à Receita Federal.

Por fim, os gerenciadores de investimentos, como o Kinvo, são o melhor jeito do usuário ter uma visão holística da sua carteira, uma vez que apresentam insights interessantes sobre os ativos e os próximos passos como investidor. Para quem busca mais funcionalidades, existe uma versão paga do aplicativo com recursos extras.

Esperamos que você tenha aprendido e apreendido as lições que as ferramentas para o investidor podem ensinar, já que cada uma delas tem o propósito de facilitar sua vida como investidor. Se quiser saber mais sobre investimentos, impostos e como aumentar seus ganhos, siga a Akeloo no Instagram para doses diárias de informações sobre o universo das finanças. Até a próxima!

  • tesouro direto

Guia do Tesouro Direto: tudo que você precisa saber!

Como funciona o Tesouro Direto? Quais são os tipos de investimentos possíveis? Qual é a melhor opção? Essas e outras dúvidas foram respondidas nesse guia completo sobre o Tesouro. Continue lendo e descubra se o Tesouro Direto é pra você!